Chat
20 Outubro

8 dicas para economizar na festa de formatura

Festa de formatura: depois de tantos anos de estudo, trabalhos, provas, incertezas e desafios, nada mais justo do que comemorar em grande estilo, com familiares e amigos em um bonito momento de confraternização.

Mas a gente sabe que bolso de estudante nem sempre tem condições de arcar com uma grande festa, portanto, o desafio é fazer mais com menos. Ou melhor, é fazer uma festa de formatura na medida das suas condições, garantindo um evento bem organizado e um ótimo momento para os seus convidados. E não tem nada que a gente ama mais do que poder tornar esses sonhos realidade. Por isso, te daremos aqui 8 dicas de como economizar na sua festa de formatura, mantendo a qualidade e investindo somente o necessário.

 

1. Listar prioridades

A gente sempre sonha em ter uma festa perfeita. Lembre-se que a sua também será perfeita, mas na sua medida. Com certeza existem elementos chave para ela acontecer e outros que podem ficar de lado.

Faça uma listagem do que é prioridade para você, como:

*jantar, ao invés de coquetel,

*local climatizado, em períodos de muito calor,

* espumante, para fazer o brinde.

Saiba que essas são necessidades para sua festa de formatura ser sucesso aos seus olhos e invista um pouco mais nelas. As demais, você poderá abrir mão ou ainda optar por versões reduzidas, como lembrancinhas ou espumante – se isso não for essencial pra você.

 

2. Buscar ao menos três orçamentos

Depois das prioridades lançadas, o importante é ir em busca de prestadores de serviço. Busque ao menos três orçamentos de cada um, isso lhe dará o real valor do serviço no mercado e lhe possibilitará negociação. Nossa sugestão nem sempre é fechar com o mais barato. Lembre-se que o barato pode sair caro! E não será agradável você passar por uma experiência ruim justo na sua festa de formatura.


 

3. Abrir mão dos conhecidos e investir nos amigos

A hora de fazer a lista é sempre um sufoco! Passam-se dias e você ainda se pergunta se não deveria convidar um ou outro para a sua festa de formatura. O segredo da lista de convidados não é cortar todo mundo, é, sim, valorizar aqueles que estão ao seu lado. O ideal é uma lista que contemple seus familiares e amigos mais próximos, lembrando da sua necessidade de reduzir custos.

 

4. Colocar a mão na massa

Quem quer economizar não pode ter preguiça!

Por isso, nossa sugestão é que você incremente alguns elementos com as próprias mãos. Isso mesmo! Você pode se organizar e produzir alguns elementos interessantes para animar a festa de formatura, como plaquinhas para tirar fotos, porta retratos com as fotos que você mais gosta, garrafinhas personalizadas com o nome dos convidados.

 

5. Controlar os custos na ponta do lápis

Quando a gente torna um sonho como esse realidade é preciso ter tudo sob controle. Nossa sugestão é, logo no início do planejamento, abrir uma planilha de custos e ir acompanhando, a medida que cada item vai sendo acrescentado. Lembre-se do que é prioridade – já identificada por você, conforme dica 1 – e fique de olho para manter sob controle os custos daqueles itens que podem ser dispensados.

 

6. Planejar seu evento com antecedência

Quanto mais antecedência você tiver ao organizar sua festa de formatura, mais chances de garantir a data com seus prestadores de serviço favoritos e ainda, conseguir uma boa negociação. Isso ainda te dá a chance de ir parcelando alguns pagamentos, tendo em vista a antecedência da contratação do serviço. Agora você deve se perguntar: “qual a antecedência mínima para a realização da minha festa de formatura?”. Se você mesmo organizar sua festa, nós indicamos uma antecedência mínima de 6 meses. Isso porque você não tem experiência com eventos e vai sentir na pele a pressão de querer algo bem feito. Agora, se você contar com a ajuda de profissionais, diríamos que 3 meses é tempo suficiente para tornar sua festa um sucesso!

 


 

7. Avaliar com cuidado o local da festa

A escolha do local da sua festa de formatura é uma das decisões mais importantes e deve ser analisada com cuidado. Isso porque ela pode te trazer custos extras se você não compreender bem o que a locação do espaço oferece e se ele for maior do que você realmente precisa. Locais muito grandes, as vezes podem ser mais baratos, mas irão te exigir um maior investimento em decoração. O ideal é optar por um salão do tamanho exato da sua necessidade. Antes de fechar a locação do espaço, fique bem atento quanto ao que ele contempla. Alguns locais já oferecem o serviço de garçons, outros não. Alguns já incluem a taxa de ar-condicionado, outros cobram taxas extras. É bom saber direitinho o que você está contratando.

 

8. Contar com o apoio de uma equipe especializada

Quando se fala na contratação de organizadores, muitos pensam que este é um valor a somar na conta do evento. O que poucos se dão conta é que a centralização das demandas e a profissionalização do serviço acabam por otimizar o investimento da sua festa de formatura. Equipes de organização de eventos qualificadas ficam de olho nas melhores oportunidades para a festa, negociam melhores condições com os fornecedores e desdobram-se para manter o custo do evento conforme orçamento previamente aprovado. É uma ótima forma de garantir o sucesso da sua festa, assim como o controle de custos.

 

Essas são dicas básicas para você fazer uma festa do tamanho do seu bolso, garantindo a celebração de uma grande conquista como a sua formatura. E para o convite perfeito? É só falar com a gente! J

 

Fonte: https://goo.gl/MVwFAA

Ver Mais
17 Outubro

5 detalhes para você mesma fazer nos seus 15 anos

Investir em peças customizadas (tanto na decoração quanto no look) não só dá mais personalidade à sua festa como ainda te ajuda a economizar na organização. Acredite: são os detalhes que conquistam os convidados e fazem com que todos saiam encantados com a criatividade da aniversariante. Por isso, não deixe de colocar a mão na massa e se envolver diretamente na preparação do evento.

 

Para te inspirar, listamos 5 detalhes DIY que vão fazer a diferença na sua festa.

 

1. Acessório para o cabelo

Que tal trocar as tradicionais tiaras de debutantes por uma coroa de flores naturais? A peça dá mais delicadeza ao visual e pode ser usada na recepção dos convidados. Outra opção é substituir as flores naturais por flores de tecido. Assim, você consegue prepará-la com mais calma dias antes da festa. Acesse aqui para aprender a fazer: https://goo.gl/vOdU3b

 

2. Livro de assinaturas

Algumas debutantes não ligam muito para o livro de assinaturas, mas ele é uma maneira interessante de guardar lembranças da sua festa, complementando as fotos e vídeos. É nele que os convidados vão deixar recadinhos, desenhos e votos de felicidade. Você pode comprar um caderno grande em uma papelaria e personalizar a capa e as páginas com aplicações de tecido, fitas e até fotos.

 

3. Fundo para área de fotos

Cantinhos para selfies são legais e estimulam os convidados a registrar sua diversão no evento. Rola investir em fundos bem diferentes, que tal? Eles podem ser feitos com flores, folhas, origamis… O que você quiser!

 

4. Arranjos das mesas dos convidados

Um dos maiores gastos na decoração da festa está nos centros de mesa. Experimente substituir os arranjos gigantes por versões mais delicadas, feitas em casa mesmo. Garrafas velhas, latas ou baldinhos podem ser pintados com tinta spray ou encapados com tecido para receber pequenos buquês de flores naturais. O resultado é lindo e bem delicado, dando um toque minimalista para o ambiente.

 

5. Varal de fotos

Se você não curte a ideia de uma retrospectiva em vídeo, monte um varalzinho de fotos em uma das áreas do salão. Ele pode ser decorado com fitas, pingentes e tags para os convidados deixarem recados.

 

 

Fonte: https://goo.gl/1LA9pk

Ver Mais
01 Outubro

CHEGOU A HORA DE FAZER A LISTA DE CONVIDADOS DA FORMATURA!

Um dos períodos mais aguardados da sua vida está chegando, mas você deve estar com uma dúvida daquelas: quem não pode ficar de fora da celebração? A formatura possui vários eventos, e quem vamos convidar e para quais eventos? Nada melhor que fazer uma lista para não ficar ninguém de fora.

 

Colação de Grau, quem devo convidar?

As colações de grau são eventos mais formais, mas de muito significado no processo da formatura. É um momento de reconhecimento dos esforços e do fechamento de todo o percurso. Algumas faculdades limitam o número de convidados para colação, outras deixam o formando com a liberdade de convidar quem ele quiser. Trata-se de um evento solene, em que podemos convidar familiares, amigos próximos, amigos distantes, ex-colegas de turma, uma professora querida, um professor inesquecível, enfim; há uma grande variedade de convidados especiais e que não podem ficar de fora da concretização de sua vitória.

 


 

Missa ou culto, quem deve participar?

Normalmente a missa ou culto, por serem eventos religiosos, envolvem os familiares e amigos muito próximos. Estas pessoas com certeza não deixarão, de junto com você, agradecerem à Deus pelo término desta etapa.

E o Baile?

Embora a vontade de convidar todas as pessoas do seu convívio seja enorme, você sabe que não é possível, tendo em vista a quantidade de convites disponíveis para cada aluno. Outro detalhe é que as festas de formatura costumam ser para pessoas muito próximas, como familiares, alguns amigos e o (a) namorado (a). Para ajudar nessa missão, temos algumas dicas para você.

 

Família em primeiro lugarAs pessoas sempre podem contar com a família. Não é à toa que os convites de formatura sempre são preenchidos com mensagens que remetem às pessoas que convivem com você diariamente e que estão sempre dando forças a cada desafio e obstáculos surgidos na graduação. Há famílias que são numerosas e outras menores, mas o importante é não deixar os principais de fora, como pai, mãe; avós, tios ou irmãos (principalmente quando esses ficaram responsáveis por sua criação).
Essa é a melhor maneira de retribuir todo o amor e apoio que eles deram a você durante a jornada estudantil. Então, não tenha dúvidas e separe um espaço especial para que eles possam ver a sua vitória e curtir a festa de formatura de forma merecida ao seu lado.

Amigos: A amizade é uma parte importante na vida de qualquer pessoa. Então, por que não curtir a sua formatura com eles? Já imaginou a sensação deliciosa de comemorar a sua vitória em clima de badalação? Se você for daquelas pessoas com muitos amigos, procure chamar aqueles que estão sempre na sua companhia.

Amores: Curtir a celebração de formatura ao lado do seu amor é tudo de melhor, não é? Então, assim como a família (pai, mãe, irmão, filho), a pessoa que faz seu coração bater mais forte também deve estar na lista de convidados. É imperdoável deixá-la de fora desse momento tão importante. Na própria mensagem de convite de formatura, muitos estudantes procuram fazer referência à pessoa com que se está relacionando e isso não deixa de ser uma demonstração de amor bastante criativa.

Não é uma tarefa fácil elaborar uma lista de convidados, pois não se pode convidar todo mundo. Entretanto, chame aqueles que são mais importantes para você.

 

Fonte: https://goo.gl/cKci8h

Ver Mais
Copyright © 2014 Amu Convites, todos os direitos reservados.